sábado, 2 de abril de 2011

DEUS – O NOSSO BEM MAIOR!



Salmo 16

Existem situações na vida que nos faz perceber que somente Deus é por nós. Situações em que nos falta o amigo, nos falta o emprego, nos falta o dinheiro, nos falta a saúde. E é nesta hora que de verdade percebemos e declaramos com o coração que somente Deus é por nós e que somente ele é o bem maior da nossa vida.

Davi inicia o Salmo 16 pedindo proteção ao Senhor. Davi pede que Deus o guarde e isso nos mostra que ele estava vivendo um momento dramático. E é diante de problemas que ele ora e declara que Deus é o seu Senhor.

“Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.” Salmo 16.2

Precisamos aqui aprender com esta experiência de Davi que mesmo em meio as lutas ele tem Deus como o seu bem maior. Nada é mais importante na vida de Davi, Nada tem maior valor na vida de Davi a não ser Deus, aquele que o guarda, aquele em que ele se refugia.

Experimente enfrentar suas crises desta forma, encare os problemas declarando que Deus é o seu Senhor e que outro bem você não possui se não somente a Deus. Foi assim que Davi se comportou diante das adversidades e ele teve alegria, pois no versículo nove ele diz:

“Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.”

DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ




“Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.  Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.  Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;” - (Isaías 49 14-16ª) 

A sensação de desamparo é sentida por aqueles que estão passando por grandes problemas. Pessoas que estão enfrentando lutas, tempestades e que não conseguem vislumbrar qualquer possibilidade de solução. Sim, é nesta hora que nos vem o sentimento amargo do abandono. Pensamos que estamos sozinhos, que todos fugiram, viraram as costas para nós, que todos se esqueceram de nós.

O Eterno Deus nos traz uma palavra confortadora. Ele nos informa através de sua Palavra que ele não se esquece de nós. Deus não se esquece dos seus. Ele jamais abando seus filhos. O sentimento de Sião no versículo 14 era que o Senhor tinha abandonado esquecido deles. Deus, porém, fala aos seus da impossibilidade deste esquecimento, pois, os seus estavam gravados em suas poderosas mãos – “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;” (16 B).

Deus Jamais nos abandona. Deus jamais se esquece de você, pelo contrário ele cuida de você. Os seus eleitos ele os tem gravado em suas mãos. Como isto nos conforta e aquece o coração, saber que estamos nas mãos de Deus.

Você deve reagir diante das lutas e provações. Deus não te abandonou. Deus não se esqueceu de você. Ele está contigo e você está em suas poderosas mãos. Pode uma mulher até mesmo esquecer o seu filho, mas Deus não se esquece de você.

“...eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (v.15b)

BUSCANDO UMA VIDA DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL



Devemos buscar uma vida de comunhão com Deus. Precisamos criar o hábito de separar um tempo todos os dias para louvar a Deus, realizar a devocional em casa com os nossos familiares.  Algumas pessoas preferem fazer isto pela manhã quando acordam, outras preferem a noite antes de dormir. Você deve escolher o seu melhor horário para a devocional com os seus.

A devocional não é apenas fazer uma rápida oração e nem tampouco fazer a leitura bíblica com pressa sem meditar no que está sendo lido.  É necessário ler a bíblia buscando saber o que Deus quer para a sua vida, o que ele deseja mudar ou acrescentar em você. Deus nos fala através de sua Palavra. O que ele quer para nossa vida está revelado na bíblia e por isso devemos meditar nela para que sejamos moldados segundo o querer de Deus.

Após a leitura bíblica precisamos orar pedindo a Deus que nos ajude a fazermos as mudanças necessárias que Ele requer de nós através de sua Palavra. Se desejamos viver em novidade de vida, se desejamos ser moldados pelo Senhor, precisamos orar pedindo ajuda a Ele para que as mudanças que Ele requer de nós venha acontecer. Precisamos orar pedindo a Deus que nos ajude e nos dê força para que a nossa vida seja uma vida que glorifique a Deus.

Desejo que você venha alcançar a cada dia uma vida de comunhão com Deus. Uma vida que está mudando a cada dia segundo o querer de Deus e para a glória de Deus.

DIGA NÃO A TENTAÇÃO!



A tentação rodeia a todos nós. Vivemos a cada dia lidando com situações, convites e propostas para nos fazer cair, tropeçar. Adão e Eva foram tentados e por não resistirem trouxeram um grande estrago para toda a humanidade. A morte, a vergonha e a quebra de comunhão com Deus foi herdada por toda a humanidade (Gênesis 3.1-10).

A tentação continua fazendo estragos na vida de homens e de mulheres. Esta destrói casamentos, famílias, carreira profissional, amizades e comunhão com Deus. É preciso se proteger das sugestões, dos convites, das propostas que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Devemos olhar para Jesus Cristo que foi tentado por satanás no deserto, mas venceu as sugestões malignas (Mateus 4.1-7). Jesus Cristo é o nosso modelo, o segundo representante de uma nova humanidade, Jesus Cristo foi tentado, mas não pecou (Rm 5.12-19). Devemos seguir os passos de Jesus e aprender com ele a resistir o tentador.

Precisamos buscar em Cristo força para vencer as sugestões do maligno que nos tenta a todo instante. Não podemos negligenciar, precisamos buscar em Deus ajuda para vencermos o tentador, pois, Cristo é poderoso para socorrer aqueles que são tentados.

“Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.  Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.  Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.” - Hebreus 2.16-18