>>> NOSSAS ORIGENS
A Igreja Presbiteriana do Brasil faz parte da comunidade cristã que, desde os dias apostólicos, tem reconhecido Jesus como seu Salvador e Senhor. Ao longo dos séculos, houve desvios da fé, mas, em alguns pontos da História, movimentos de reforma e de avivamento foram usados por Deus para restaurar o seu povo e fazer com que a mensagem do evangelho chegasse até nós.
>>> NOSSAS CRENÇAS
A Igreja Presbiteriana é herdeira da Reforma religiosa do século 16, que foi uma volta às Escrituras Sagradas, esquecidas e desrespeitadas por muitos.
Sustentamos as doutrinas características de todos os cristãos - incluindo a Trindade; a verdadeira Deidade e verdadeira Humanidade de Jesus Cristo; a necessidade do sacrificio de Jesus para a expiação dos pecados; a Igreja como uma instituição divinamente estabelecida; a inspiração da Bíblia; a exigência para que os cristãos tenham uma vida com ética e justiça; e a ressurreição do corpo.
Outras doutrinas bíblicas que sustentamos nos definem mais especificamente como cristãos evangélicos. Essas doutrinas são, por exemplo, a salvação exclusivamente por meio de Cristo; a justificação somente pela graça mediante a fé (não conseguimos cumprir a lei de Deus); a necessidade do arrependimento e do novo nascimento; a responsabilidade de a igreja anunciar o evangelho aos que não o conhecem; e o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo no final dos tempos.
A doutrina bíblica que mais nos caracteriza é a da Soberania de Deus. Segundo ele mesmo revela nas Escrituras, Deus domina sobre todas as coisas. Ele é a realidade última e absoluta. Ele é a verdade e a sua é lei para todos em todas as áreas da vida.
Devemos agradá-lo com o culto que lhe prestamos reunidos, mas também devemos adorá-lo com o nosso trabalho e as atividades de todo dia.
As doutrinas bíblicas como as entendemos estão expostas em nossos Símbolos de Fé, a Confissão de Fé e o Catecismo Maior e o Breve Catecismo de Westminster.
>>> NOSSA ORGANIZAÇÃO
Nós nos reunimos em comunidades locais, como a Bíblia nos ensina a fazer. Conforme o modelo do Novo Testamento, cada igreja local é dirigida pelo Conselho, um grupo de presbíteros que tem a responsabilidade de pastorear a comunidade (Atos 20.17,28; 1 Pedro 5.1-4). Os presbíteros que se dedicam a ensinar as Escrituras ao povo recebem o nome de pastores-mestres (Efésios 4.11), presbíteros docentes (1 Timóteo 5.17) ou ministros da Palavra 1 Timóteo 4.6). Como se conclui desses textos bíblicos, é responsabilidade de todos os presbíteros pastorear e supervisionar a comunidade, isto é, cuidar dela (vem daí o nome da Igreja Presbiteriana).
A Igreja Presbiteriana do Brasil é a federação de igrejas presbiterianas locais espalhadas em nosso país.
>>> NOSSOS OBJETIVOS
Cada comunidade local que faz parte da federação presbiteriana tem como objetivo maior glorificar ao Senhor, reunindo-se para adorá-lo e promovendo a educação cristã que vai alcançar descrentes e ajudar no desenvolvimento dos convertidos. Assim, os crentes poderão viver do modo que agrada a Deus e anunciar o evangelho de Jesus aos que não o conhecem.
>>> NOSSO CONVITE
Sua visita vai nos dar muito prazer. Procure-nos nos endereços e horários abaixo, quando puder. Se desejar, você poderá também nos escrever ou telefonar.