terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESTRUTURA NORMATIVA DO CULTO



A estrutura básica do culto cristão surgiu da dinâmica do encontro de Deus com o seu povo reunido. Daí, seus quatro movimentos:

I. A LITURGIA DE ENTRADA (Reunimo-nos em Nome de Deus)

O povo reúne-se em nome de Deus, oferecendo-lhe o louvor por meio das palavras da Escritura, da oração e do cântico. Confessa, então, seus pecados e recebe a declaração do perdão de Deus, conforme a promessa do evangelho.

II. A LITURGIA DA PALAVRA (Acolhemos a Palavra de Deus)

As Escrituras são lidas e a sua mensagem proclamada. Entre as leituras podem ser cantados salmos, hinos, cânticos e responsos. A resposta à proclamação da Palavra inclui: Afirmação de fé; Atos de dedicação e fé como batismo e outras ordenanças da Igreja; Orações e intercessão pelas necessidades locais, nacionais e mundiais; Ofertório.

III. A LITURGIA DA MESA (Rendemos Graças a Deus)

Prepara-se a mesa do Senhor para a Ceia. Oferece-se a Grande Oração de Ação de Graças na qual Deus é louvado pela criação, providência e redenção; a obra redentora de Cristo lembrada com gratidão; e o Espírito Santo invocado sobre a igreja reunida. Após a Oração do Senhor e as palavras da instituição da Ceia (1 Coríntios 11.23-26), o pão é partido e com o vinho, servido ao povo.

IV. O ENVIO (Somos Enviado em Nome de Deus)

O povo é enviado ao mundo para servir a Cristo e ao próximo, com a bênção de Deusa e a sua paz.



Extraído do MANUAL DO CULTO da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário