quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Companhia de Artes Eh!Baco!







A Companhia de Artes Eh!Baco! é a primeira companhia teatral formada em Tamoios, tendo começado suas atividades em 2008 em parceria com a Provesc. O responsável pela companhia é o Ator/Diretor Paulo Cesar Elias. O seu trajeto, em nossa região começou com a formação de atores de teatro em Rio das Ostras, como funcionário da Fundação de Cultura. Com sua saída da fundação, algumas pessoas o seguiram e continuaram com ele num projeto de montagem de um espetáculo, que percorreu vários festivais e mostras, onde os ensaios eram realizados no pátio da Escola Terra dos Papagaios, que foi gentilmente cedido na época. Tudo era meio difícil, por isso era um grupo bem reduzido de pessoas. Mas dali surgiu a vontade realizar um trabalho maior, formando uma companhia de teatro aqui na região de Tamoios. A parceria com a Provesc nos possibilitou um aumento de pessoas e um melhor espaço pra os ensaios e hoje o grupo Eh!Baco! se encontra em Unamar, pegando carona no projeto de um empresário local, onde o mesmo tem uma tenda onde acontece as aulas de teatro.
As aulas de representação são ministradas pelo diretor da Companhia Paulo Cesar Elias, mas a filosofia do grupo e abranger o conhecimento teatral nas outras áreas, pois uma pessoa que não tem o dom para encenar, mas tem o dom para costurar, ser figurinista ou até mesmo ser ajudante na montagem de cenário, é também muito importante dentro de uma companhia. Assim buscamos trazer profissionais amigos que nos ajudem nesta luta e já tivemos a oportunidade de termos Oficinas de Performance com a Professora Diana Filicori e de Corpo/dança com a Professor Monica. E estamos nos organizando para termos em breve aulas de Voz. Ganhamos também a força amiga de Otoniel Serra, importante ator do cinema brasileiro, tendo no currículo filmes importantes como Rio Babilônia (1982); Pixote - A Lei do Mais Fraco (1980); A Lira do Delírio (1978) entre outros e que agora esta se preparando para dirigir um espetáculo teatral junto a companhia.
A companhia tem três espetáculos montados: A morte de Mané bufão e o Pastelão e a Torta, ambos comédia e o infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Estamos no momento investindo na montagem, de um drama e também na produção cinematográfica de curtas metragens. Realizamos o micro-metragem “Abrindo a Janela do Futuro”, com roteiro de Julio Cesar Rodrigues, que serviu como experiência e acendeu na companhia a vontade de alçar vôos maiores. Um dos objetivos da companhia é manter uma agenda de espetáculos e apresentá-los para a população de Tamoios sempre que possível, seja na PROVESC, seja em outros espaços.
Estamos buscando apoio para a realização de novos projetos em Tamoios, mas a luta tem sido árdua, já que ainda não conseguimos o apoio de nossa prefeitura, que poderia ser o nosso maior parceiro nesta empreitada. E isso é uma grande injustiça, já que o projeto é grandioso. Então temos nos voltado aos empresários locais, onde podemos conseguir algum sucesso, mas aguardamos o cumprimento da promessa de campanha de nosso prefeito que foi promessa a criação de lei de incentivo fiscal, que vai favorecer a classe artística, com a possibilidade dos empresários reduzirem seus tributos no imposto de rendas através do patrocínio de espetáculos.
No entanto a companhia não parou suas atividades na espera do patrocínio e lançamos no mês de Agosto/2009 o projeto CULTURA DE RUA que numa parceria entre a Companhia de Artes Eh!Baco!, a PROVESC e as associações de bairros, levou peças teatrais, gincanas, concursos de talentos, contadores de histórias e muito lazer e entretenimento para as manhãs de domingo nos bairros de nosso distrito. De 15 em 15 dias a companhia visitou um bairro diferente. Contamos apenas com o empreendedorismo de nosso elenco, do apoio das associações, dos moradores de tamoios e do comercio local e do nosso sempre parceiro PROVESC, para o sucesso do projeto.
RODA CULTURAL é outro projeto de sucesso da Companhia. A RODA acontece sempre no espaço da PROVESC e tem por objetivo reunir artistas do mais diversos segmentos e tendências para juntos debaterem sobre cultura e trocarem experiências, alem de presentear o público com um pouco do seu talento. O público também tem sua vez na RODA CULTURAL e participa mostrando seu talento e também das nossas gincanas e debates.
Outro objetivo da companhia é se firmar enquanto instituição, se registrando e conseguindo o CNPJ, sem fim lucrativo, para assim poder vislumbrar algo maior para o futuro, como fonte de renda para as pessoas que participam. A companhia quer encarar o teatro como profissão, quer formar figurinistas, costureiras, maquiadores e iluminadores de palco. E com essas oficinas pretende preencher as lacunas que hoje se encontram em alguns lugares de nossa região, com profissionais habilitados e capacitados para exercerem tal função e com o CNPJ pretende conseguir recursos de grandes empresas como a Petrobras e a Oi, que incentivam esse tipo de proposta, que vai além do palco.

Texto enviado por Paulo César Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário