O NAMORO NÃO PODE ACABAR
Viver o encanto do namoro por toda a vida é o desejo de muitos casais. Levar para o casamento aquilo que caracteriza o namoro como: o cortejo, a conquista continua pelo amor do cônjuge, troca de gestos, olhares e palavras amorosas são atitudes desejadas pelos casais hoje.
O que devemos fazer para que o namoro não venha acabar no matrimônio?
1. VALORIZE O DIÁLOGO COM SEU CÔNJUGE
Estudiosos têm dito que casais que se mantém unidos ao longo das décadas são aqueles em que há comunicação eficiente entre os cônjuges.
1.1. O DIÁLOGO GERA UM AMBIENTE DE INTIMIDADE ENTRE O CASAL
Quando existe intimidade os sonhos, medos e preferências são apresentados afim de buscar um no outro o crescimento para fortalecer o matrimônio.
1.2. O DIÁLOGO É A PONTE
Que nos leva e nos une ao cônjuge de tal forma que passamos a conhecer profundamente as razões do seu jeito de ser.
Cuidado com os inimigos do diálogo, são eles:
- A televisão - pode sufocar o diálogo entre casais.
- A atenção desmedida a bens materiais - o carro, a casa é mais importante que o cônjuge.
- Amigos - valorizar os amigos e desprezar o cônjuge é sufocar a comunicação no casamento.
Para manter o namoro no casamento devemos:
2. TER CUIDADO COM A APARÊNCIA PESSOAL
No namoro o cuidado com a higiene pessoal é muito importante e depois do casamento como é que fica?
No namoro ambos se apresentam bem tratados, limpos, perfumados, dentes escovados, cabelos bem tratados, roupas limpas e passadas. Será que continua assim após o casamento? A barba continua sendo feita, as roupas limpas e passadas. Continua valorizando o banho, não esquecendo do desodorante, do shampo.
atente para o cuidado pessoal
ou o namoro vai se dar mal
3. VALORIZE SEMPRE ATITUDES DE AFETO
Estima, amizade, apego sincero e atitude amorosa são afetos que devemos trazer para o casamento. Namorar é trocar mutuamente gestos, olhares e palavras amorosas.
Você quer estes afetos no seu casamento?
A preocupação do dia a dia, a preocupação com os filhos, o trabalho, a correria da vida pode levar casais a esquecerem das atitudes de afetividade. Atitudes que evidenciam e valorizam o afeto deve ser buscado por todos casais.
Damos atenção aos nossos filhos, ao nosso trabalho, aos nossos animais de estimação, aos nossos amigos, a nós mesmo, mas será que damos atenção afetiva ao cônjuge? O afeto é importante para que o namoro seja um fogo aceso no nosso relacionamento.
4. O LAZER É IMPORTANTE PARA MANTER O NAMORO NO CASAMENTO
No namoro não existe cansaço para ir ao cinema, teatro, shopping, praia e etc... Já no casamento é um desânimo de assustar, tudo é motivo para dizer não ao lazer.
Considere o lazer como uma atitude que promova o namoro no seu casamento. Rejeite a rotina! Atente para o diálogo, para a higiene pessoal, para o afeto e o lazer. Estas são as atitudes que sustentam o namoro no casamento.
Rev. Kerginaldo Santos de Araújo